• Post published:26 de abril de 2021
Comandantes gerais da PMAC e CBMAC e SGT Tátira com a Cabo Jarlene na entrega de certificado por conclusão de curso. Foto:ASCOM/CBMAC

Vinte e cinco Bombeiros Militares concluíram na última sexta-feira, 23, o Curso de Capacitação para Operação com Aeronave Remotamente Pilotada – RPA (Drones), realizado em parceria com a Polícia Militar do Estado do Acre, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental, no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (CIEPS), em Rio Branco.

O curso teve duração de 40 horas, realizado nos dias 19 a 23 de abril, em período integral e contou com instruções teóricas e práticas, com objetivo de capacitar os militares para operar as RPAs com segurança, confiança e técnica, de forma a auxiliar as ações do Corpo de Bombeiros nas mais diversas ocorrências, como por exemplo, os incêndios florestais, norteando as ações de monitoramento e prevenção como também no planejamento de resposta em áreas florestais, até mapeamento do dano após o incidente.

Aluna CB Edinara no manuseio de aeronave remotamente pilotada. Foto: ASCOM/CMAC

O aluno Cabo Bombeiro Militar Damasceno Júnior, de Cruzeiro do Sul, um dos militares capacitados, explicou a sua vivência e aprendizado no curso. “O curso superou as nossas expectativas, onde aprendemos não só a pilotar um drone, mas também os conhecimentos técnicos do equipamento, o que ele pode fazer e influenciar na nossa zona de trabalho, que é fazer vistorias em áreas de desmate, de queimadas, fazer vistorias também em áreas de edificação, de desastres e até mesmo auxiliar na busca por perdidos, mesmo em busca de mergulho procurando por cadáveres. Cada um que participou do curso saiu com alto nível de conhecimento técnico e prático, agregando ainda mais valor para a nossa corporação” – disse o militar.

Aluno CB Damasceno Júnior de Cruzeiro do Sul recebendo certificado por conclusão do curso RPA através das mãos do comandante geral da PMAC- Cel Paulo Cesár. Foto: ASCOM/CBMAC.

Participaram da capacitação, bombeiros militares representantes das nove unidades operacionais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre, além de três servidores do Ministério Público do Acre.

CB Vasconcelos do 3° BEPCIF
CB Adriano Souza do 9° BEPCIF
CB Jarlene do 3° BEPCIF
AL CB Edinara do 3° BEPCIF
CB Paulo Souza do 1° BEPCIF