• Post published:18 de maio de 2021

A promoção na vida militar é um dos momentos mais esperados da carreira e como forma de valorização de seus integrantes, o Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre realizou na noite da última segunda-feira, 17, o ato solene que formalizou a promoção de militares à graduação de cabo, em Rio Branco. Na Solenidade também foram entregues à corporação, equipamentos de mergulho autônomo e de salvamento terrestre.

O ato solene que formalizou a promoção de militares à graduação de cabo. Foto: Daniela Marques/ASCOMCBMAC.

A formatura formalizou a promoção de militares de Rio Branco e Sena Madureira que concluíram com êxito o Curso de Formação de Cabos/Edição 2021, o qual foi realizado sob orientação e coordenação da Diretoria de Ensino e Instrução, na modalidade semipresencial com aulas práticas e teóricas atendendo a todos as Unidades Bombeiro Militar do Estado, dividido em dois pólos: Pólo 1 – Rio branco, Sena madureira e Epitaciolândia; Pólo 2 – Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Feijó. Foram dois meses de curso, 18 (dezoito) disciplinas ministradas, somando um total de 400h/aulas.

Na oportunidade, foram homenageados o 2º e o 3º colocado, os Cabos BM Josimar Queiroz e Filipe Lima, pelo desempenho no curso, com entrega de certificado realizada pelo Governador do Estado, Gladson Cameli, Senadora Mailza Gomes e Comandante-Geral do CBMAC, Coronel Carlos Batista. Vale ressaltar, que o 1º colocado, Cabo Ricardo, foi homenageado em solenidade realizada em Cruzeiro do Sul, no início do mês de maio.

2º E 3º colocado recebendo os certificados pelo desempenho no curso. Foto: Daniela Marques/ASCOM/CBMAC.

O Governador do Estado, Gladson Cameli, parabenizou os promovidos e enalteceu o trabalho realizado pelos militares. “Esses guerreiros do Corpo de Bombeiros têm o meu respeito e admiração pelo trabalham que eles desempenham em prol da nossa população” – disse o governador.

O Cabo Josimar Queiroz, um dos promovidos e 2º colocado do curso, agradeceu o empenho para que o curso acontecesse. “Quero aqui agradecer ao governo do Estado e Comando do CBMAC, pela promoção do curso de formação de cabos, que não mediram esforços para realização do nosso curso. Nos sentimos prestigiados e valorizados, pois é um momento muito importante em nossa carreira, são eventos como esse que nos orgulham em pertencer a essa corporação” – afirmou o militar.

Pelotão de cabos sob comando do 2º TEN BM Felipe. Foto: Marcos Vicentti/SECOM

ENTREGA DE EQUIPAMENTOS

Entrega de equipamentos de mergulho autônomo e salvamento terrestre. Foto: Daniela Marques/ASCOMCBMAC

O ato solene também foi marcado pela entrega de equipamentos ao CBMAC, foram 120 equipamentos de proteção individual para serem utilizados em ocorrências de mergulho autônomo, como botas, luvas, capuz e roupa de neoprene, além de 50 coletes salva-vidas, para segurança em meio aquático e, 02 macacos mecânicos de coluna – Hi-lift, equipamentos de salvamento terrestre utilizados para extração, resgate pesado, entrada forçada, estabilização, tração e escoramento. O total do investimento foi de mais de 86 mil reais em equipamentos para uso em ocorrências atendidas pela corporação.

Para o Comandante-geral do CBMAC, Coronel Carlos Batista, os equipamentos recebidos proporcionarão uma maior qualidade de serviço aos nossos militares. “Agradeço ao Governador Gladson Cameli pelos novos equipamentos que irão fortalecer ainda mais as nossas atuações, pois mergulhamos em águas barrentas, profundas, com correntezas, e precisamos desses materiais para zelar principalmente pela segurança dos nossos militares. Parabenizo os militares promovidos que receberam muitos conhecimentos durante o curso, fortalecendo as atividades de resposta do Corpo de Bombeiros em prol da sociedade acreana” – declarou o Comandante.

Governador Gladson Cameli e Comandante-geral do CBMAC, Coronel Carlos Batista. Foto: Daniela Marques/ASCOM/CBMAC.

Participaram do evento: a primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli; a senadora da República Mailza Gomes; o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública Paulo Cezar Rocha dos Santos; o Comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo César Gomes; o delegado-geral da Polícia Civil, Josemar Portes; o diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária, Arlenilson Cunha; a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Acre, Kátia Rejane de Araújo; e o Deputado estadual, Cadmiel Bomfim.