• Post published:6 de julho de 2021

Trinta e três militares concluíram o 1º Curso de Pilotagem Operacional de Embarcações realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre, sob coordenação do 2º Tenente Josadac Cavalcante. O Curso teve duração de 34 dias, com carga horária de 270 h/a e capacitou militares do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Gefron e agente da Polícia Civil. A solenidade de Formatura aconteceu no pátio do 2º Batalhão do CBMAC, na manhã desta terça-feira, 06.

Durante o treinamento, os alunos receberam treinamentos pilotagens de vários tipos de embarcações, resgate de vítimas de afogamento, noções de resgate em enxurradas, noções de tiro embarcado e sobrevivência policial, operações ribeirinhas, entre outros.

Participaram do curso militares do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícias Civil. Foto: ASCOM/CBMAC

Na última semana do curso, os alunos empreenderam uma jornada de quatro dias de navegação fluvial, percorrendo um total de 540 km. Doze embarcações partiram de cruzeiro do sul, alcançando o extremo mais ocidental do brasil – a serra da contamana – no município de Mâncio lima, fronteira com o Peru. Durante a expedição, os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos adquiridos no curso, fazendo a leitura do rio para desviar galhos e troncos de árvores submersos, bancos de areia e também sanar problemas mecânicos que surgiam nos motores durante a viagem. Na oportunidade, os alunos vivenciaram a realidade de uma operação náutica, montando acampamento por quatro noites consecutivas no ambiente hostil das matas ciliares, enfrentando os insetos, os espinhos e as intempéries da natureza como o frio mais intenso do ano, que perdurou durante toda missão.

O Cabo Bombeiro Militar Mário Lima, 1º colocado do curso, destacou seu aprendizado durante o curso. “O CPOE é  um curso que capacita o operador de segurança pública, a navegar nos rios amazônicos, sob diversas condições climáticas e também situações adversas, impostas pelo homem. Ser o primeiro colocado é motivo de muito orgulho, pois tenho a certeza que coloquei e colocarei em prática todos os ensinamentos adquiridos” – destacou o militar.

Homenagem aos primeiros colocados do Curso: Cabo Bombeiro Militar Mário Lima (1º colocado); 3º Sargento da Polícia Militar Gilmar Correia (2º colocado); Cabo Bombeiro Militar Giliarde Silva (3º colocado). Foto: ASCOM/CBMAC.

Orgulhoso dos resultados proporcionados pelo curso, o coordenador 2º Tenente Josadac Cavalcante ressaltou a importância da capacitação. “Durante os treinamentos foi possível perceber a evolução de cada militar e constatar que todos foram capazes de sanar todas as panes que surgiram durante a jornada fluvial de 540km, com conhecimentos repassados durante o curso, isso é motivo de muito orgulho por todo o trabalho que foi desempenhado. Hoje, os rios amazônicos recebem 33 aguerridos cpoeanos formados em solo acreano, que sob o lema lealdade e prontidão, estão aptos a levar o socorro, a ordem e a justiça aos rincões da Amazônia Brasileira” – declarou o oficial.

O Comandante-Geral do CBMAC, Coronel Carlos Batista, destacou o empenho do governo do Estado na capacitação dos militares. “Agradeço ao governo do Estado que tem proporcionado muitos cursos à corporação, é um momento de muita felicidade para a corporação, pois temos a primeira turma de pilotos operacionais de embarcações, formados no acre, no qual foram repassados os mais atuais procedimentos e protocolos operacionais. Agradeço imensamente a toda a coordenação e instrutores, e instituições que confiaram ao CBMAC a capacitação de seus militares. Com a execução de cursos como esse, teremos sempre profissionais cada vez mais capacitados e quem ganha com isso é a população acreana. – Finalizou o Comandante.

Apresentação dos formandos ao Comandante Geral do CBMAC, Coronel Carlos Batista. Foto: ASCOM/CBMAC

Também participaram do ato solene: o Comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Paulo César Gomes; o Subcomandante-Geral do CBMAC, Coronel  Charles Santos; Comandante do 7º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, Tenente-Coronel Augusto Maciel e demais oficiais, praças e familiares dos formandos.

Foto: ASCOM/CBMAC
Foto: ASCOM/CBMAC
Foto: ASCOM/CBMAC