• Post published:7 de outubro de 2021

O Programa Itinerante surgiu com a preocupação do Comandante Geral do CBMAC de proporcionar o bem-estar dos usuários dos serviços da Diretoria de Saúde do CBMAC/Diretoria de Saúde – DS, uma vez que o atendimento e o desenvolvimento de tecnologias do cuidado evoluíram, indo além das práticas tradicionais de atendimento de saúde, desta forma abriu-se novos campos para que os serviços de saúde chegassem aos lugares que apresentam maior dificuldade de deslocamento dos pacientes. As práticas itinerantes apontaram para um exercício que estaria de acordo com a de institucionalização e com outros princípios básicos do SUS.

Saúde itinerante – atendimento

Para a elaboração do presente trabalho, realizou-se um estudo de campo quantitativo, por meio de uma visão ampla de conhecimento e necessidades. Para sua concepção foram levados em conta as deficiências e dificuldades de acesso a saúde pelos nossos militares e familiares (dependentes) que vivem no interior do estado. O desejo por uma forma de cuidado preventivo, que envolvesse a participação dos Militares, família e funcionários civis do CBMAC, provocaram mudanças no atendimento tradicional, proporcionando aos mesmos, acesso direto a saúde nos seus municípios de origem. O objetivo do programa é realizar um levantamento do perfil Biopsicossocial em saúde, bem como avaliações de saúde que favorecerão a elaboração do programa de qualidade de vida dos servidores do CBMAC, prevenindo ou neutralizando as consequências e danos oriundos das missões realizadas pelos servidores do CBMAC de modo a desenvolver o bem-estar dos funcionários.

Saúde itinerante – Atendimento Serviço Social

As metas da Diretoria de Saúde através do Comandante Geral do CBMAC é avaliar o atendimento prestado aos servidores da Instituição com objetivo de ampliar os atendimentos melhorando assim a qualidade de vida dos servidores e seus dependentes, visando:  Aumentar a Cobertura de atendimento com ações de Atenção Básica a saúde; Reduzir o índice de doenças por causas sensíveis à atenção básica; Aumentar a cobertura de acompanhamento das condicionalidades de saúde através do Programa Itinerante; Aumentar oferta de procedimentos ambulatoriais de média complexidade selecionados para os nossos usuários; Aumentar os procedimentos de atendimentos preventivos; Reduzir os gastos com problemas de saúde através da prevenção.