• Post published:9 de maio de 2022

Deslocamento

Na tarde do dia 08 de maio de 2022, por volta das 14h e 30min o Corpo de Bombeiros Militar de Cruzeiro do Sul, atenderam ocorrência de Busca e Salvamento de pessoas. Uma aeronave caiu nas proximidades do Rio Crôa, no helicóptero estavam o piloto, o mecânico, o técnico de enfermagem, um casal e seus dois filhos (gêmeos de 1 ano e 4 meses). 

O Primeiro percurso foi feito de barco (cerca de 15min), em seguida a guarnição adentrou a floresta, onde foi feito o percurso de cerca de 4 km na ida em 2h e 20min. As crianças estavam com pneumonia e foram levadas com seus pais e entregues à equipe do SAMU e da Saúde Indígena que aguardava no porto do Crôa. Os mesmos foram ao Hospital do Juruá.

Salvamento e Resgate

O mecânico não conseguia caminhar e reclamava de dores na região lombar, permanecendo no local do acidente com dois bombeiros. Sua remoção da aeronave foi realizada pela manhã com o reforço da guarnição que efetuou um corte na aeronave para retirar o mecânico e colocá-lo na maca.

No deslocamento de ida, a equipe encontrou o piloto e o técnico de enfermagem que já haviam saído da floresta e vieram pedir ajuda. Os mesmos estavam em bom estado de saúde, porém, foram até o Hospital do Juruá para avaliações.

Foi realizado contato com o Exército Brasileiro (61° BIS) para prestar apoio aos militares na composição da guarnição que irá resgatar a última vítima.

Agora pela manhã, 09 de maio de 2022, uma equipe do corpo de bombeiros, mais trinta militares do exército deslocaram-se para fazer o resgate do mecânico, a equipe de bombeiros irá também realizar a abertura de clareira para que o CIOPAER possa pousar o helicóptero e prestar o apoio necessário no resgate.

Guarnição empenhada desde o início da ocorrência: 1° Ten Josadac, Cb Ricardo, Cb Dárisson e Cb Érlisson. Os dois últimos permanecem com o mecânico no local.

Abertura da clareira – chegada do CIOPAER

No dia 09 de maio de 2022, equipes de bombeiros militares de Cruzeiro do Sul, com apoio do Exército Brasileiro, seguiram para o local onde ocorreu o acidente com helicóptero próximo ao rio Crôa, para abrirem uma clareira, visando o pouso da aeronave do CIOPAER e o resgaste da última vítima do acidente, o mecânico, pois o mesmo sentia dores na região lombar, o resgate necessitava de suporte aéreo, para não comprometer os sinais vitais e saúde estável do mesmo.

Salvamento do Mecânico

O helicóptero do CIOPAER levou o mecânico para o batalhão da PM e em seguida encaminhado pelo SAMU para o hospital do Juruá. O mecânico está estável, consegue movimentar membros superiores e inferiores, no momento está sob cuidados médicos.

Missão concluída com Êxito

Os militares empenhados durante dois dias no regaste e salvamento das vítimas do acidente aéreo estão de retorno a base, com o auxílio do CIOPAER. Forças da Segurança Pública do Estado do Acre, Exército Brasileiro, CIOPAER, GEFRON, SAMU, moradores locais, dentre outros, trabalharam incansavelmente no resgate e salvamento das vítimas. A missão foi cumprida com êxito e sucesso, não havendo nenhuma perda humana, todos sobreviveram ao acidente aéreo.