CONTEXTO HISTÓRICO E ATUAL DA INSTITUIÇÃO

O nome do Colégio Militar Dom Pedro II, se deu em homenagem ao Imperador Dom Pedro II, criador do primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil, em 02 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, o que o tornou patrono dessa tão honrada Instituição. Tendo recebido excelente educação e disciplina familiar, o Imperador, além de outras qualidades ficou conhecido como um monarca humano, sábio, justo, honesto, pacifista e tolerante.

O Colégio Militar Dom Pedro II de Rio Branco – CMDP II/RB está localizado na Rua Nonato Corrêa Lima, s/nº, Loteamento Santo Afonso, cidade de Rio Branco/AC, com inscrição no CNPJ: 33.360.393/0001-01. Fora criado pela Lei Estadual nº 3.362 de 20 de dezembro de 2017, tendo seu funcionamento autorizado pela Portaria nº 863 de 03 de abril de 2018 da SEE/AC.

O CMDP II é uma unidade escolar estadual integrada à estrutura organizacional da instituição Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre – CBMAC, conforme Art. 1º da Lei Estadual 3.362/2017. Seu funcionamento se dá em regime de colaboração com a Secretaria de Educação e Esporte – SEE, conforme Art. 1 §1º da referida lei.

O Colégio Militar Dom Pedro II – CMDP II teve sua criação através da Lei Estadual Nº 3.362 de 20 de dezembro de 2017 da Assembleia Legislativa do Estado do Acre e, posteriormente, sancionada pelo poder executivo e publicada no Diário Oficial nº 12.205/2017. Subordina-se ao Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do estado do Acre e recebe apoio técnico pedagógico, espaço físico, logístico e operacional da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes.

Iniciou suas atividades escolares em 12 de março de 2018, através da Portaria N.º 863, de 03 de abril de 2018/SEE que autorizou o funcionamento do Ensino Fundamental e Médio na gestão do então Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre – CBMAC, Coronel QOBMEC Carlos Batista da Costa, sendo um marco na história do ensino no Corpo de Bombeiros Militar do Acre. O nome Dom Pedro II é uma homenagem ao Imperador D. Pedro II patrono dos Corpos de Bombeiros Militares Estaduais.

O Colégio é mais um órgão da instituição Corpo de Bombeiros Militar do Acre que presta serviço educacional e social a toda a comunidade, juntamente com a SEE, objetivando o “saber, a ética, a cidadania e o civismo, irmanados no ideal de servir ao Brasil”, proporcionando ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, auto realização e preparo para o exercício consciente da cidadania.

Atualmente, o CMDPII/RB, que está sob o comando do 2º TEN QOCBM Jônatas da Costa Gomes, funciona em dois turnos (Manhã e Tarde), tendo ao todo 24 turmas, sendo 16 (dezesseis) turmas do Ensino Fundamental, de 6º ao 9º Ano e 8 (oito) turmas do Ensino Médio, de 1º e 2º Ano com aproximadamente 840   matrículas. Contudo, há a estimativa de que, esses índices sofram um aumento, pois o Ensino Médio oferecerá, também, o 3º Ano a partir de 2021.